
Compliance Fiscal
Toda empresa precisa estar pautada em valores, ética e trabalhar em conformidade com regras e leis para garantir transparência dos seus negócios e, assim, posicionar sua marca de forma íntegra num mercado altamente competitivo.
Isso é o que chamamos de compliance, dentro de uma organização.
O que significa compliance?
“To Comply” quer dizer obedecer, estar de acordo, cumprir. Esta é a essência do compliance.
Mas como isso se aplica ao setor fiscal dentro de uma empresa?
O principal objetivo por trás deste conceito é garantir que a sua empresa se mantenha em dia com as exigências e determinações do Fisco evitando, com isso, qualquer tipo de penalização.
Vamos entender com mais detalhes o que é o Compliance Fiscal.
O que é compliance fiscal?
Falar em compliance fiscal é mais do que buscar adequação às leis: é garantir a segurança jurídica e financeira da empresa.
No Brasil, entre impostos, taxas e contribuições são cobrados mais de 70 tipos de tributos diferentes, que abrangem a esfera federal, estadual e municipal.
Nesse ponto, o compliance fiscal surge como um importante aliado: consiste na utilização de diferentes práticas para adequação dos processos fiscais e contábeis de uma empresa, de modo que estes se ajustem às exigências do Fisco e órgãos fiscalizadores, bem como mantenha a sua saúde tributária.
Portanto, estar em compliance é se manter dentro das normas, diretrizes e/ou leis estabelecidas para determinado segmento e identificar/adequar a empresa aos processos fiscais que não estejam em conformidade com as legislações atuais.
O compliance fiscal oferece um conjunto de disciplinas que garantem o cumprimento das normas legais, o que permite a redução dos riscos de não conformidade, além de trazer menores custos administrativos e a redução da carga tributária.
Como fazer corretamente a gestão fiscal e tributária de uma empresa
Como você pôde perceber, a ausência de um compliance fiscal eficiente causa uma série de danos difíceis de serem contornados, enquanto uma implantação eficaz pode prevenir situações onerosas e preservar a saúde e o crescimento da sua empresa.
Faça uma análise na sua organização e veja como uma política de compliance fiscal pode ser adotada para otimizar os seus processos fiscais e fortalecer ainda mais as suas parcerias comerciais.
Se você ainda tem dúvida de como fazer corretamente a gestão fiscal e tributária de uma empresa, saiba que investir em soluções de tecnologia para o devido cumprimento do compliance fiscal da sua empresa faz parte de um importante planejamento estratégico que vai gerar uma vantagem competitiva relevante no mercado.
As soluções em compliance fiscal da Teia Solutions oferecem a seus clientes:
- Organização e simplificação dos processos;
- Possibilidade de planejamento estratégico;
- Gerenciamento de tributos, obrigações fiscais e contábeis
- Prevenção de riscos e penalizações fiscais.
É preciso investir em inovação tecnológica e tornar seus processos mais simples, mais ágeis, muito mais eficazes e econômicos.